REVISTA DIGITAL
Acadêmica

RECONHECIMENTO DO CURSO DE TEOLOGIA


Você está aqui: Home

QUESTÕES DE GÊNERO NOS TERREIROS AFRO-BRASILEIROS

Vice-diretora da FTU, Maria Elise Rivas, discute questões de gênero nos terreiros afro-brasileiros. Sua fala demonstra um posicionamento claro da instituição a favor da diversidade religiosa e sexual.

http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/93/respeitaras-a-sexualidade-do-proximo-e-nao-discriminaras-4574.html

A FTU é mencionada como resultado da abertura à outras confessionalidades na educação religiosa no Brasil.

Eduardo Meinberg Filho, doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, aborda a educação religiosa no Brasil e menciona a existência da Faculdade de Teologia Umbandista como resultado da abertura à outras confessionalidades. As religiões Afro-brasileiras conquistando novos espaços!

Clique no link abaixo para acessar a matéria completa:

http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2012/09/pioneiros-na-educacao-religiosa-jesuitas-influenciaram-o-sistema-atual.html

FTU PARTICIPANDO DA SOTER – SOCIEDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA  RELIGIÃO
24º congresso internacional – Religião e Educação para a cidadania

Nesta última semana, entre 11 e 14 de julho, ocorreu o 24º Congresso Internacional da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião) que discutiu o tema “Religião e Educação para a Cidadania” na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte. Lembramos que este evento é tradicional da área, com reconhecimento nacional e internacional.
A SOTER é uma instituição de origem católica e está presente também na INSeCT (“Rede Internacional de Sociedades Católicas de Teologia”, com sede jurídica na Alemanha). Nos últimos anos muitos teólogos protestantes e de outras denominações cristãs têm participado das discussões da instituição. Em 2011, pela primeira vez, a Teologia com ênfase em Religiões Afro-brasileiras entrou no diálogo acadêmico marcando grande presença com a FTU.

Leia mais...

Portaria Nº 3.961, de 18 de Dezembro de 2003

  Autorização do MEC

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Teologia

O Conselho Nacional de Educação – CNE realizou no dia 22/11/2010, às 14h30, Audiência Pública Nacional para discussão da proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Teologia. A audiência ocorreu no Auditório Anísio Teixeira do CNE

A Profª Maria Elise Rivas - vice-diretora da FTU - Faculdade de Teologia Umbandista, foi a nossa representante.


Leia mais...

Manifesto "A conscientização política dos umbandistas e dos cidadãos brasileiros"

São Paulo, 6 de agosto de 2010.

Aos irmãos planetários,
À Sociedade Civil como um todo,
Aos irmãos das Religiões Afro-brasileiras,

Por meio deste manifesto gostaríamos de promover uma ampla mobilização da sociedade civil para o seguinte tema: A conscientização política dos umbandistas e dos cidadãos brasileiros.

Leia mais...

Página 1 de 2